sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sem-terra protestam em 13 Estados

A Via Campesina realizou ontem manifestações em 13 Estados, para protestar contra o agronegócio e lembrar o Dia Internacional de Defesa da Soberania Alimentar. Em Porto Alegre, um confronto entre um pelotão com cerca de 350 soldados da Brigada Militar e 1,5 mil manifestantes deixou 11 militantes e um policial feridos.
Foram registrados conflitos também em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Soldados da Polícia Militar enfrentaram com bombas de gás pimenta e balas de borracha um grupo de 400 manifestantes, quando tentavam invadir o escritório regional do Instituto de Terras do Estado (Itesp). Dois manifestantes foram atingidos e ficaram com hematomas.
Também ocorreram protestos no Paraná, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Espírito Santo. No Paraná, mulheres da Via Campesina liberaram durante algumas horas um conjunto de oito praças de pedágio, em diferentes rodovias do Estado.
Um dos principais alvos dos protestos foram as empresas estrangeiras. Na capital gaúcha, houve concentração em frente ao Supermercado Nacional, da rede americana Wall-Mart. No Recife, a loja da rede McDonald?s da Rua do Hospício, no centro, teve a entrada bloqueada durante 15 minutos por cerca de 70 manifestantes.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Para a Via Campesina é o Dia Internacional em Defesa da Soberania Alimentar.
A Via Campesina é um movimento internacional. No Brasil é formada por uma coalizão de várias organizações, encabeçadas pelo MST. Também participam Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Pastoral da Juventude Agrária, Federação dos Estudantes de Agronomia e Movimento de Mulheres Camponesas. Fonte: Estadão

Nenhum comentário: