terça-feira, 21 de outubro de 2008

Fortaleza tem a terceira pior condição de moradia, diz Ipea

Um estudo feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007, divulgado nesta terça-feira (21) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra o acesso de dez capitais metropolitanas brasileiras a serviços básicos como água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e habitação.

Com relação a Fortaleza, se compararmos com a última pesquisa feita em 1992, verifica-se uma melhora no oferecimento de alguns serviços. Mas a pesquisa mais recente revela que a Capital cearense está abaixo da média nacional em alguns aspectos e deixa a desejar se comparada com outras capitais. Além de Fortaleza, integram a lista da pesquisa as capitais Belém, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Recife.

HABITAÇÃO
Apenas pouco mais da metade dos habitantes, exatamente 52,2% da população da Capital cearense, têm acesso a condições dignas de moradia, colocando Fortaleza em 3° lugar no ranking das piores cidades. A Capital perde apenas para Belém (29,6% da população) e Recife (45,3%).

O estudo apontou ainda o índice de adensamento excessivo, ou seja, a quantidade de pessoas morando juntas no mesmo domicílio. Das famílias brasileiras pesquisadas, 56,3% moram juntas por falta de recursos financeiros. Em Fortaleza, esse índice é de 62,4% e a média de moradores por domicilio é de 9,1, um pouco abaixo da média das cidades metropolitanas da pesquisa, que é de 9,3.

SANEAMENTO
Dentre as cidades apresentadas na pesquisa, Fortaleza ocupa o segundo pior lugar no que se refere ao acesso adequado a água, perdendo apenas para Belém (64,5%). O serviço é oferecido a 88,5% da população. Em relação ao último estudo desse quesito, divulgado em 1992 pela PNAD, o acesso a água potável Fortaleza foi ampliado. Nessa época, os serviços chegavam a apenas 67,8% dos habitantes.

Já o acesso aos serviços de esgoto, o acesso passou de 67,2%, em 1992, para 71,1%, em 2007. Porém, Fortaleza foi considerada a segunda pior no oferecimento do serviço, perdendo apenas para Recife (64,2%).

A coleta de lixo em Fortaleza é a pior dentre as regiões metropolitanas. Dos moradores da capital, 94,6% deles dispõem deste serviço. A média brasileira é de 9% da população. Fonte: OPOVO online

Nenhum comentário: