domingo, 19 de outubro de 2008

Fiscalização resgata trabalhadores de carvoaria em situação degradante


Mais de 50 trabalhadores foram resgatados de uma carvoaria em Parambu, município no Norte do Ceará, onde trabalhavam em condições semelhantes à de escravidão.
O resgate foi feito pelo Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo, do Ministério do Trabalho, que chegou à propriedade depois que uma reportagem do Diário do Nordeste denunciou a situação dos trabalhadores na fazenda. O proprietário praticava a derrubada de uma área de 4.700 hectares para produção de carvão vegetal.

Segundo o auditor fiscal do Trabalho e coordenador da ação, Benedito Lima, até agora, 52 trabalhadores foram encontrados na fazenda. “Desses, um está desaparecido. Estamos fazendo o pagamento da verba decisória dos outros e vamos emitir o seguro desemprego dos trabalhadores resgatados. Muitos estavam na propriedade há, pelo menos, dois anos, sem registro em carteira, equipamentos de segurança obrigatórios, condições de alojamento precárias, salários atrasados e expostos a situação degradante de trabalho.”
O dono da fazenda terá que pagar R$ 128 mil de multa e mais o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que será depositado com multa rescisória, para que os funcionários recebam o valor posteriormente pela Caixa Econômica Federal. Fonte: Site - MST

Nenhum comentário: